Estrutura urbana de Alegrete
Keywords:
estrutura urbana, AlegreteAbstract
Em 1977, projetou o Instituto de Geociências da U.F.R.G.S., uma pesquisa interdisciplinar de abrangência universitária destinada a aplicar técnicas de uso de sensores remotos no estudo de áreas consideradas estratégicas pelos pesquisadores. Para o primeiro trabalho a área escolhida foi a de Alegrete onde seria pesquisa do o terreno compreendido em um grau de latitude e longitude.
Coube à disciplina de Geografia Urbana executar pesquisas relacionadas ao tema que lhe é pertinente. Em vista disto, e considerando que se abria uma oportunidade aos alunos matriculados naquela disciplina** adquirir um novo tipo de experiência, o trabalho de campo, naquele ano e no seguinte, foi planejado de modo a fundir as atividades docente e de pesquisa, propiciando ao alunato tanto as técnicas tradicionais, como as novas que os recursos do projeto permitiriam. Infelizmente, a última parte do projeto, no âmbito da Geografia Urbana, nao chegou ao final por falta de meios pecuniários que permitissem a interpretação automática dos dados obtidos pelo satelite Landsat.
A utilização de técnicas de fotografia aérea, o uso de plantas topográficas, a busca no cadastro citadino, a observação "in loco", além da consulta a fontes bibliográficas e o processamento de entrevistas, permitiram organizar três dos capítulos do trabalho original.
O presente artigo encerra os seguintes temas: a área de estudo,
delimitação e evolução da área urbana e uso do solo urbano de
Alegrete.
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.