A ilha térmica de Porto Alegre
Palavras-chave:
ilha térmica, Porto AlegreResumo
A preocupaçao com as modificações que o desenvolvimento de uma cidade ocasiona no clima local, já se manifesta desde a primeira metade do século XIX, na Inglaterra, com os trabalhos de Howard (1833 e 1860). A partir daí, com o crescente desenvolvimento das cidades, muito se têm estudado e escrito sobre as conseqüencias climáticas da urbanização em todo mundo.No Brasil estes estudos têm originado um grande número de trabalhos nas mais variadas abordagens - pluviosidade, visibilidade, poluição, ventos e temperatura. Contudo, no Rio Grande do Sul e talvez mesmo no Brasil, no que se refere a estudos de temperatura e mais especificamente estudos de ilha de calor, têm-se analisado estas duas variáveis apenas qualitativaménte. Tais análises teóricas, apesar de necessárias, não evidenciam as reais condições térmicas que cada cidade possui para a formação da ilha de calor.
Dessa maneira, o presente trabalho limita-se a estudar os aspectos da temperatura do ar da cidade de Porto Alegre que dão origem à ilha térmica, fazendo uma análise quantitativa daquela variável num determinado período de tempo.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.