Alguns apontamentos para a reflexão teórica do campesinato

Autores

  • Jefferson Rodrigues dos SANTOS Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiz Fernando Mazzini FONTOURA Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

teorias do campesinato, agricultura familiar

Resumo

Este artigo tem o objetivo de realizar uma breve revisão de alguns importantes referenciais teóricos relacionados ao estudo do camponês. Primeiramente, realizamos uma crítica ao conceito de "agricultura familiar", o qual consideramos superficial e carente de complementos para qe possa abarcar a complexa realidade do rural. São abordadas ideias como as de Chaianov e Teodor Shanin, além de contribuições contemporâneas como as de Jalcione Almeida, Marcel Mazoyer e Laurence Roudart. O objetivo é salientar o conceito de campesinato como uma categoria analítica capaz de fornecer ferramentas para a interpretação da realidade de comunidades rurais integradas ao mercado através de ambientes econômicos marcados por altos graus de imperfeição.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Rodrigues dos SANTOS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2003), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Desde 2010 atua como professor no Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS (Câmpus Rio Grande). Tem interesse nas áreas de Geografia Agrária e Geografia Econômica, atuando em temas como análise de sistemas agrários de base familiar, impactos da previdência rural e dinâmica territorial de agroindústrias (esp.celulose e papel). Atua também na área de metodologia de pesquisa e pesquisa qualitativa.

Luiz Fernando Mazzini FONTOURA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, geografia rural, pecuária, agricultura e regionalização.

Downloads