A ocupação do espaço geográfico e as consequências para as matas ribeirinhas e de encosta no município de Rolante
Palabras clave:
vegetação, economia, ocupação do espaço, população, ecologiaResumen
O presente estudo tem por objetivo verificar a evolução da cobertura vegetal em três localidades do município de Rolante, RS, (localizado na encosta da Serra Geral, distante 110 km de Porto Alegre) e, consequentemente, apresentar os motivos que propiciaram possíveis alterações, baseando-se em cartas topográficas do exército, visitas a campo, entrevistas com moradores antigos e processamento de informações em softwares de geoprocessamento e sensoriamento remoto. Neste sentido, foram levadas em consideração as atividades desenvolvidas pelos setores primário e secundário da economia local ao longo da socialização daquele espaço. Além disto, fez-se uma projeção das relações sócio-naturais, estimando-se melhorias, em função de atividades benéficas em prol do ambiente natural rolantense.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.