Áreas de risco geomorfológico na bacia hidrográfica do Passo da Areia, Santa Maria / RS

Autores

  • Edson Luis de Almeia OLIVEIRA Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bernadete Weber RECKZIEGEL Universidade Federal de Santa Maria
  • Luis Eduardo de Souza ROBAINA Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

geomorfologia, áreas de risco, dinâmica superficial, urbanização, alteração ambiental

Resumo

A cidade é a mais complexa das construções humanas. A ocupação desordenada de áreas urbanas tem como consequência problemas relacionados a áreas de risco. Este trabalho apresenta um estudo sistemático dos riscos geomorfológicos na bacia hidrográfica do Passo da Areia, na cidade de Santa Maria/RS. O documento cartográfico resultante do trabalho é o mapa de risco. O mapa de risco geomorfológico foi construído considerando-se os seguintes critérios: características geológico-geotécnicas, gradiente das vertentes, morflogia e ocupação urbana. Este trabalho contribui para a indicação de intervenções em áreas susceptíveis, identificação da probabilidade e quantificação da amplitude de possíveis acidentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernadete Weber RECKZIEGEL, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Atualmente é geógrafa - Superintendência do Patrimônio da União em Alagoas.

Luis Eduardo de Souza ROBAINA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Pós-Doutorado na Universidade do Porto, Portugal. Atualmente é professor/pesquisador colaborador do programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor associado da Universidade Federal de Santa Maria, do curso de geografia e do programa de Pós-graduação em geografia e geociências. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em estudos geomorfológicos, geoambientais e de desastres naturais.

Downloads