Remanescentes de quilombos na região de Morro Alto - RS: contribuição da geografia física do reconhecimento das áreas ocupadas
Palavras-chave:
remanescente de quilombo, exclusão social, região do Morro AltoResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a contribuição da Geografia Física na elaboração do relatório técnico sobre o reconhecimento da Comunidade Negra de Morro Alto, localizada no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O relatório da comunidade foi realizado por um grupo de pesquisadores através de estudos e levantamentos históricos, antropológicos e geográficos necessários ao cumprimento do disposto constitucional que garante a demarcação e titulação das áreas ocupadas por comunidades remanescentes de quilombo. Com base em relatos da história oral e documental, a equipe reconstruiu a ocupação histórica da comunidade e suas relações com a área ocupada. A contribuição do conhecimento geográfico teve abrangência ampla, atendendo demandas do grupo, tais como: na análise de documentos cartográficos; na interpretação de toponímias e/ou conceitos geográficos emitidos em relatos da história oral; na elaboração da base cartográfica e de mapas temáticos e na delimitação da área pleiteada pela comunidade do Morro Alto. A contribuição mais específica do conhecimento geográfico centrou-se na análise das alterações ambientais diante dos tipos de apropriação da natureza pelos diferentes grupos sociais identificados na área de estudo. A análise dos espaços degradados reflete uma profunda exclusão social e econômica no âmbito local da comunidade negra com a natureza.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.