Rádio 88.1 - Restinga FM: a radiofusão comunitária como movimento social
Keywords:
Segregação sócio-espacial, Território, Identidade Territorial, Poder, Mídia, Radiodifusão comunitáriaAbstract
O presente artigo discute algumas situações vivenciadas na sociedade atual e espacializadas noBairro Restinga. Parte do desenvolvimento desigual do solo urbano, para a compreensão dasdinâmicas de segregação sócio-espacial e os processos de alienação do cidadão no quecorresponde a sua mutação para consumidor e espectador dos fatos. A partir desta estrutura, temsea formação de uma multiplicidade de referenciais na constituição da identidade do morador,sendo fator unificador, sua posição marginal, ou seja, o território. Os laços territoriaisdesenvolvidos entre morador e bairro formam o substrato para a constituição da radiodifusão comunitária na formação de um espaço público democrático. Tem-se então o contraponto amídia hegemônica, assim como a critica a mesma.Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.