Rádio 88.1 - Restinga FM: a radiofusão comunitária como movimento social

Autores

  • Nola Patrícia GAMALHO Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Álvaro Luiz HEIDRICH Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Segregação sócio-espacial, Território, Identidade Territorial, Poder, Mídia, Radiodifusão comunitária

Resumo

O presente artigo discute algumas situações vivenciadas na sociedade atual e espacializadas noBairro Restinga. Parte do desenvolvimento desigual do solo urbano, para a compreensão dasdinâmicas de segregação sócio-espacial e os processos de alienação do cidadão no quecorresponde a sua mutação para consumidor e espectador dos fatos. A partir desta estrutura, temsea formação de uma multiplicidade de referenciais na constituição da identidade do morador,sendo fator unificador, sua posição marginal, ou seja, o território. Os laços territoriaisdesenvolvidos entre morador e bairro formam o substrato para a constituição da radiodifusão comunitária na formação de um espaço público democrático. Tem-se então o contraponto amídia hegemônica, assim como a critica a mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nola Patrícia GAMALHO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente atua como professora na rede pública de Ensino no Município de Novo Hamburgo e como professora da disciplina de "Geografia Humana e Econômica" no curso de História da Faculdade Porto-Alegrense (FAPA). Sua área de atuação está vinculada à temática em geografia humana, cultural, representações sociais e periferia. Também atuou na área técnica, desenvolvendo trabalhos em geoprocessamento, legislação ambiental e laudos de áreas de remanescentes de quilombo.

Álvaro Luiz HEIDRICH, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985) e Doutor em Ciências (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1998). Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa e ensino em Geografia, ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: geração e perda de vínculos territoriais, territorialidades humanas, identidade e globalização.

Downloads