O território como conceito-chave na educação ambiental - reflexões a partir do projeto comunitário "Jardim Botânico e a comunidade: preservando a flora nativa"

Autores

  • Benhur Pinós da COSTA Universidade Luterana do Brasil
  • Jaqueline Lessa MACIEL Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

educação ambiental, educação territorial, ambiente, território, espaço urbano, cultura, natureza, cidade, complexidade

Resumo

A cidade contemporânea, ao mesmo tempo em que expande enormemente seu perímetro, passapor um processo de contínua e múltipla transformação e diferenciação de seus espaços internos.Os diferentes usos econômicos e apropriações socioculturais de partes do espaço urbano tornama cidade palco de conflitos inerentes às necessidades de habitação e produção e reprodução docapital. Por outro lado, as constantes diferenciações territoriais internas da cidade causamimpactos nocivos a natureza, desequilibrando os processos de cunho natural. O desequilíbrionatural e social que condiciona o espaço urbano na atualidade tem provocado prejuízos à própriavida e habitabilidade na cidade, tornando necessária uma radical conscientização a respeitodesses desequilíbrios e busca de posturas e ações que visem a melhoria da qualidade de vida.Salientamos a necessidade de promoverem-se ações em Educação Ambiental que prezem acomplexidade ambiental e entendam os diferentes espaços apropriados (territórios) que seproduzem e reproduzem no meio urbano e os impactos ambientais decorrentes dessasapropriações. Para isso, propomos uma “educação territorial” que vise entender as formas deapropriação do espaço, as tensões fronteiriças decorrentes dessas apropriações, os processos quesão integralmente sociais, culturais e econômicos na constituição desses territórios urbanos e osimpactos as condições ecológicas provenientes dessa multiplicidade de apropriações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benhur Pinós da COSTA, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Departamento de Geociências e no Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Territorial, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, território, espaço urbano, identidade, homoerotismo e homossexualidade.

Jaqueline Lessa MACIEL, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), especialização em psicologia transpessoal pela Unipaz (2009), formação em yoga pelo instituto Visão Futuro em São Paulo- Porangaba. Atualmente coordena o Centro de Educação e Informação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal desde 2005. Coordena o Comitê Gestor de Educação Ambienal da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Possui experiência na área de Ecologia, com ênfase em Educação Ambiental.

Downloads