A natureza sempre foi bela, mas nunca tão sofisticada. A cidade e a valorização da natureza: os empreendimentos imobiliários de alto padrão em São Paulo

Autores

  • Wendel HENRIQUE Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

cidade, natureza, empreendimentos imobiliários

Resumo

Este artigo visa demonstrar as formas de apropriação de idéias de natureza pelosempreendimentos imobiliários na cidade de São Paulo. A apropriação e a produção da naturezatêm como objetivo a valorização destes referidos empreendimentos, atrelando-os à uma idéia denatureza ‘sempre verde e tranqüila’ em plena metrópole paulista. A contradição se inserejustamente na venda de uma idéia que não condiz com os aspectos reais da cidade de São Paulo:a negação da natureza e da tranqüilidade. Através da análise de sítios da internet especializadosem vendas de imóveis e nos cadernos nos jornais impressos, observa-se o aumento significativodos empreendimentos que usam a propaganda verde em suas propagandas. Constata-se umaproliferação de nomes como: jardim, parque, vila, reserva, bosque – com um agravante: asvariações em outros idiomas: park, jardin, garden, villagio, etc. Desta forma, busca-se, através deuma visão crítica, suplantar esta ideologia que penetra tais empreendimentos, demonstrando quea natureza na cidade é produto da ação social e histórica do homem, as quais, atualmente estãorepletas das intencionalidades capitalistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendel HENRIQUE, Universidade Federal da Bahia

É Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Bahia, atuando no curso de graduação e pós graduação (Mestrado e Doutorado) em Geografia, na área de Geografia Urbana. Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura), Mestrado em Geografia e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Rio Claro. Também é professor colaborador do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio-ambiental, da Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC. Entre 2005 e 2007 foi professor efetivo do Departamento de Geografia da UDESC/Florianópolis, tendo sido co-tutor e tutor do Grupo PET/Geografia. Tem experiências nas áreas de Geografia Urbana, Planejamento Urbano e Regional. Tem projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e pela FAPESB e é orientador de projetos de mestrado, iniciação científica (PIBIC CNPq e FAPESB), monografias de conclusão de curso e projetos de extensão (bolsa Permanecer/UFBA). Atualmente é Avaliador de Cursos de Graduação e de Reconhecimento de Instituições de Ensino Superior do SINAES/INEP/MEC. É membro da Rede Brasileira de Estudos sobre Cidades Médias RBCM - e da Rede Cidades Médias e Pequenas da Bahia - RCMP. Realizou estágio pós doutoral na área de Geografia Urbana na Universidade de Passau - Alemanha, com bolsa da CAPES, entre agosto de 2010 e julho de 2011. É coordenador do PIBID/Geografia da UFBA.

Downloads