O mito do atraso das elites pampeanas gaúchas

Autores/as

  • Edu Silvestre de ALBUQUERQUE Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Idaleto Malvezzi AUED Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

geografia regional, história regional, regionalismo, modernização, políticas públicas

Resumen

A idéia do atraso ou arcaísmo das elites pampeanas gaúchas, sustentadas narelação latifúndio – pecuária extensiva, aparece disseminada em trabalhosacadêmicos, na literatura e na mídia, influenciando o próprio curso daspolíticas de desenvolvimento regional. Contudo, defendemos a tese damodernidade dessas elites desde a politização do desenvolvimento regional,traduzida em distintas formas de barganha junto aos diversos níveis políticoadministrativos.A metodologia enfatiza a materialidade (capital financeiro)como condicionante da evolução da sociedade pampeana, presente naprecoce inserção no mercado mundial e nas constantes modernizações doprocesso produtivo regional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edu Silvestre de ALBUQUERQUE, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel e licenciado em Geografia (UFRGS, 1994/1995); Especialização em Integração Econômica e Mercosul (UFRGS, 1995); Mestrado em Geografia Humana (USP, 1998); Doutorado em Geografia (UFSC, 2007). Experiência nível superior: professor substituto da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professor colaborador do Programa de Mestrado em Gestão do Território da UEPG. Professor Pesquisador do EaD. Editor-Gerente da Revista de Geopolítica. Organizador da coletânea "Que País é esse?" (Editora Globo), de livros paradidáticos e de artigos científicos nas áreas de geografia, história e relações internacionais. Temáticas de pesquisa: geopolítica e relações internacionais. edusilvestre@ufrnet.br

Idaleto Malvezzi AUED, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Paraná (1972), mestrado em Economia Rural [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1980), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996) e Pós-doutorado em Sociologia Pela Unesp - Araraquara - (2005). Aposentado como professor DE - Titular, da Universidade Federal de Santa Catarina, desde 02/03/2009. Experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Marxista, atuando principalmente nos seguintes temas: MST, cooperativismo, acumulação capitalista no Brasil, Assentamentos do MST, desenvolvimento capitalista e Espaço transitório do capitalismo ao socialismo. Atualmente está professor colaborador nos Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFSC e de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade Federal do Maranhão.