Os primórdios da formação sócioespacial do litoral norte do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
espaço social, formação sócio-espacial, litoral norte do Rio Grande do Sul, espaço regionalResumo
Este texto trata de evidenciar os primeiros elementos que constituem ouconstituíram aquilo que poderíamos chamar de o início da construção socialdo espaço geográfico do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Por este viés,julgamos que têm importância central nesta pesquisa as reflexões teóricas emtorno dos conceitos de espaço social e de formação sócio-espacial. Taisteorias, fortemente trabalhadas por Milton Santos (1926-2001), entre outros,estimularam e conduziram esta reflexão feita em torno dos primórdios doprocesso de ocupação territorial do sul do Brasil e, em particular, do litoralsetentrional de nosso Estado. Realizar uma análise que permita apresentar umprocesso de historicização da geografia desta região é o objetivo principalneste artigo, buscando definir os períodos que marcaram as primeirasintervenções naquele espaço de areia e mar. Ao cabo, reafirmamos a validadedas teorias para esta análise, por que revelam o(s) contexto(s) sócio-políticoeconômicodas transformações ocorridas e permitem detectar os elementosformadores do espaço regional.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.