Índio, gado e blindagens na construção da fronteira no sul de Mato Grosso

Autores

  • Paulo Marcos ESSELIN Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Tito Carlos Machado de OLIVEIRA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

índios, fronteira, gado, Mato Grosso

Resumo

Este texto objetiva entender e interrogar o processo de ocupação territorialda fronteira oeste do antigo Mato Grosso, região conhecida como pantanal doMato Grosso do Sul nos dias de hoje. Esclarece que o processo de ocupaçãonão foi pacífico, senão o contrário; a apropriação indébita e a utilização damão-de-obra indígena foi ponto nevrálgico de todo o processo dafuncionalização definitiva daquele território, para os intentos do modeloocidental de pensar, ser e agir. Ainda que a questão geopolítica, paraassegurar a fixação das fronteiras territoriais, não possa ser desprezada, ocentro das questões movidas para a conquista do lugar teve como cerne: ocriatório de gado, a blindagem dos colonos e a utilização do índio, em trabalho quase compulsório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Marcos ESSELIN, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Católica Dom Bosco (1981), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e Pós Doutorado pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul .Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: mato grosso do sul, mato grosso, colonização, ocupação territorial e aquidauana.

Tito Carlos Machado de OLIVEIRA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Geografia (FUCMT - 1980) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela FFLCH da Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Economia e Geografia, com ênfase em Geografia Econômica e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: fronteira, Mato Grosso do Sul, América Platina, educação e pantanal.

Downloads