Formar professores de geografia nos dois lados do Atlântico - os desafios de Brasil e Portugal

Autores

  • Sérgio CLAUDINO Universidade de Lisboa
  • Adriano Rodrigo OLIVEIRA Universidad de Oviedo

Palavras-chave:

formação de professores, professores de geografia, ensino de geografia

Resumo

Este artigo faz uma análise dos diferentes modelos e concepções de formaçãodocente implementados nos cursos de licenciatura em Geografia no Brasil eem Portugal. O texto parte de uma análise panorâmica visando concretizaruma discussão mais particularizada da formação de professores, apresentandoas suas possibilidades em dois casos específicos: o brasileiro e o português.

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Biografia do Autor

Adriano Rodrigo OLIVEIRA, Universidad de Oviedo

Adriano Rodrigo Oliveira é licenciado em Geografia pela UNESP de Rio Claro. Realizou estágio de pesquisa com financiamento aprovado pela Rotary Foundation dos Estados Unidos na Universidad de Oviedo - Espanha na área de didática da geografia em 2001. Concluiu o mestrado em Educaçao área de Metodologia do Ensino e Didática na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar em 2003. Realizou curso de Doutorado em Educação na Universidad de Oviedo - Espanha. Atuou como professor assistente de Metodologia da Pesquisa Educacional na Faculdade Salesiana de Piracicaba e professor substituto de Didática e Prática de Ensino de Geografia na UNESP de Rio Claro, foi Pesquisador na Universidad Politécnica de Madrid trabalhando com Novas Tecnologias e recursos e-learning no ensino e aprendizagem da Geografia. Publicou 15 artigos em periódicos especializados e 20 trabalhos em anais de eventos. Possui 6 capítulos de livros publicados. Participou de 8 congressos e simpósios no exterior e 32 no Brasil. Recebeu 2 prêmios científicos por contribuir com a pesquisa em Ensino de Geografia. Entre 2000 e 2004 participou de 3 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 2 destes. Atualmente participa de 1 projeto de pesquisa. Atua na área de Geografia, Ensino e Aprendizagem Escolar. Em suas atividades profissionais interagiu com 11 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: cartografia escolar, atlas escolares, ensino de geografia, didática da geografia escolar, formação de professores, saberes docentes, jogos de simulaçao, estudo da localidade e análise de livros didáticos, recursos e-learning.

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