Estudo da relação entre eventos El Niño - La Niña e ocorrência de ondas de frio na região de Santa Maria - RS

Autores

  • Eduino Rodrigues da COSTA Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria da Graça Barros SARTORI Universidade Federal de Santa Maria
  • Vanessa FANTINI Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Ondas de Frio, eventos El Niño-La Nina, circulação atmosférica

Resumo

As ondas de frio é um fenômeno meteorológico de duração variável e deocorrência irregular na Região de Santa Maria, podendo ocorrer mais de uma vez durante um ano e em outros anos pode não acontecer. Geralmente, umatípica onda de frio se forma quando a massa polar com trajetória maiscontinental domina as condições de tempo no Estado e em Santa Maria,provocando o abaixamento das temperaturas mínimas até os limites préestabelecidos,ou seja, mínimas inferiores a 5ºC e máximas inferiores a 15ºC para a região de Santa Maria, localizada na Depressão Periférica Sul-riograndense. Sabendo da ocorrência das ondas de frio na região de Santa Maria-RS, este trabalho tem por objetivo determinar se existe relação ou não entrea ocorrência deste fenômeno meteorológico e os eventos El Niño e La Niña.Para buscar essa relação considerou-se o total de Ondas de Frio queaconteceram no período de 1968 - 2004. A seguir, foi analisado a influênciados eventos El Niño, La Niña e Neutros nos meses de abril a outubro de 1968 a2004, bem como a ocorrência de ondas de frio, em cada um destes meses.Neste trabalho, estabeleceu-se que para que houvesse relação entre El Niño-La Niña e ondas de frio era necessário que a ocorrência de ondas de friodurante os meses sob a influência de eventos El Niño fosse menor e as de LaNiña fosse maior que a dos meses sob a influência de eventos Neutros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduino Rodrigues da COSTA, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (2006 e 2010 respectivamente). Mestre em Geografia e Geociências/PPGGeo/Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista/UNESP/FCT/Presidente Prudente/SP, sob orientação do Prof. Dr. José Tadeu Garcia Tommaselli. É integrante do GAIA (Grupo de Estudos Interações na Superfície Terrestre, Água e Atmosfera). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: climatologia geográfica, climatologia urbana, conforto térmico e qualidade ambiental.

Maria da Graça Barros SARTORI, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1972), Mestre e Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (1976 e 2000, respectivamente). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, aposentada. Atuou nos Cursos de Geografia Licenciatura e Bacharealdo, mas permanece vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências e Geografia Física, com ênfase em Climatologia Geográfica, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Clima do Rio Grande do Sul, Sucessão dos Tipos de Tempo, Clima Urbano, Conforto Térmico, Percepção Ambiental e Climática e Bioclimatologia Humana e Vegetal. Ainda, é integrante do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Climatologia, Vinculada à Associação Brasileira de Climatologia, da qual é sócia-fundadora.

Vanessa FANTINI, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria e Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação. Tem experiência na área de Ensino de Geografia, Cartografia Digital e Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação.

Downloads