Estudo da relação entre eventos El Niño - La Niña e ocorrência de ondas de frio na região de Santa Maria - RS
Palavras-chave:
Ondas de Frio, eventos El Niño-La Nina, circulação atmosféricaResumo
As ondas de frio é um fenômeno meteorológico de duração variável e deocorrência irregular na Região de Santa Maria, podendo ocorrer mais de uma vez durante um ano e em outros anos pode não acontecer. Geralmente, umatípica onda de frio se forma quando a massa polar com trajetória maiscontinental domina as condições de tempo no Estado e em Santa Maria,provocando o abaixamento das temperaturas mínimas até os limites préestabelecidos,ou seja, mínimas inferiores a 5ºC e máximas inferiores a 15ºC para a região de Santa Maria, localizada na Depressão Periférica Sul-riograndense. Sabendo da ocorrência das ondas de frio na região de Santa Maria-RS, este trabalho tem por objetivo determinar se existe relação ou não entrea ocorrência deste fenômeno meteorológico e os eventos El Niño e La Niña.Para buscar essa relação considerou-se o total de Ondas de Frio queaconteceram no período de 1968 - 2004. A seguir, foi analisado a influênciados eventos El Niño, La Niña e Neutros nos meses de abril a outubro de 1968 a2004, bem como a ocorrência de ondas de frio, em cada um destes meses.Neste trabalho, estabeleceu-se que para que houvesse relação entre El Niño-La Niña e ondas de frio era necessário que a ocorrência de ondas de friodurante os meses sob a influência de eventos El Niño fosse menor e as de LaNiña fosse maior que a dos meses sob a influência de eventos Neutros.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.