Caracterização dos campos sul-rio-grandenses: uma perspectiva da ecologia da paisagem

Autores

  • Danielle CRAWSHAW Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Miguel DALL'AGNOL Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Luís Passos CORDEIRO Fundação Oswaldo Cruz
  • Heinrich HASENACK Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

paisagem, cultural gaúcha, campo nativo, Bioma Pampa

Resumo

Considerando a diminuição das áreas dos campos nativos do Rio Grande do Sulem detrimento da expansão da agricultura, este trabalho enfatiza o aspectode conservação desta paisagem campestre. São caracterizadas aqui ambas aspaisagens, cultural e natural, representativas das formações campestres do Rio Grande do Sul. Apesar da diversidade das paisagens naturais de fisionomiacampestre existente no Estado, a paisagem cultural parece ser relativamenteuniforme e intimamente ligada à atividade inicialmente exercida nesteambiente, a pecuária extensiva. A paisagem cultural do Gaúcho só existesobre a paisagem natural campestre. Assim, a identidade regional construídasobre os campos nativos do Rio Grande do Sul, bem como a atividadeeconômica a eles associada, podem ser aplicadas como ferramentas adicionaisaos esforços para a conservação desta paisagem única.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle CRAWSHAW, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Paisagem.

Miguel DALL'AGNOL, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1978), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado e pós-doutorado pela University of Georgia. Atualmente é Professor Associado IV da UFRGS, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e líder do Grupo de Pesquisa "Melhoramento de Forrageiras". Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Melhoramento de Plantas Forrageiras.

José Luís Passos CORDEIRO, Fundação Oswaldo Cruz

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Ecologia pela UFRGS (1999) e doutorado em Ecologia pela UFRGS (2004). Atualmente é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos de distribuição de espécies, mapeamento de vegetação, geoprocessamento, ungulados, mamíferos.

Heinrich HASENACK, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é professor e geógrafo no Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor no curso de Geografia no Centro Universitário La Salle. É geógrafo e licenciado em Geografia (UFRGS) e mestre em Ecologia (UFRGS). Tem experiência nas áreas de climatologia, geoprocessamento e avaliação ambiental.

Downloads