Análise ambiental urbana: Vila Augusta / Viamão / RS

Autores

  • Moisés Ortemar REHBEIN Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Nina Simone Vilaverde Moura FUJIMOTO Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

processos físicos, usos e ocupação do solo, análise ambiental, Vila Augusta, bacia hidrográfica do arroio Feijó

Resumo

Este trabalho compreende uma análise ambiental urbana, a partir de umaleitura geográfica da Vila Augusta, território localizado na RegiãoMetropolitana de Porto Alegre, no município de Viamão, com o intuito defornecer elementos para o planejamento territorial. A Vila Augusta se inserena bacia hidrográfica do arroio Feijó, numa área de confluência de quatrocanais fluviais que drenam, a montante da Vila, importantes centros urbanosde Viamão. Comumente a Vila Augusta é afetada por inundações, as quais,progressivamente mais intensas, promovem perdas materiais, danos à saúdepública e riscos à vida da população. O caráter geográfico desta pesquisa, naestruturação da análise ambiental urbana proposta, fundamenta-se poranálises entre processos (regionais e locais) físicos e de ocupação e usos dosolo. A análise dos processos físicos resulta das análises: geológica,geomorfológica, pedológica, hidrológica e climatológica, enquanto a análisedos processos de ocupação e usos do solo resulta das análises: sócio-histórica,das condições de saneamento e dos usos do solo na Vila Augusta, em distintosmarcos temporais. A análise ambiental urbana, neste trabalho, não se querapreendida como um fim, mas como um meio, construída a partir da acepçãodos processos em evidência, de forma relacional, primando peloconhecimento de gêneses, funções e causas ambientais em um espaçoparticular que, articulado a outros, imprime dinâmicas inerentes no tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Ortemar REHBEIN, Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui Graduação em Estudos Sociais/ Licenciatura Plena em Geografia (2001) pela Universidade de Santa Cruz do Sul; Graduação em Geografia/ Bacharelado (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestrado em Geografia/ Análise Ambiental (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Geografia Física (2011) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Dedica-se ao ensino, pesquisa e extensão em Hidrogeografia, Sensoriamento Remoto, Geomorfologia e Gestão de Recursos Naturais e Legislação Ambiental.

Nina Simone Vilaverde Moura FUJIMOTO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul lecionando no Curso de Graduação em Geografia as disciplinas de Geomorfologia e Ambiente I e II. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (mestrado e doutorado). Desenvolve pesquisas na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia Urbana, nos seguintes temas: problemas ambientais urbanos, diagnóstico ambiental , mapeamento geomorfológico, gestão e gerenciamento costeiro.

Downloads