Análise ambiental urbana: Vila Augusta / Viamão / RS
Palavras-chave:
processos físicos, usos e ocupação do solo, análise ambiental, Vila Augusta, bacia hidrográfica do arroio FeijóResumo
Este trabalho compreende uma análise ambiental urbana, a partir de umaleitura geográfica da Vila Augusta, território localizado na RegiãoMetropolitana de Porto Alegre, no município de Viamão, com o intuito defornecer elementos para o planejamento territorial. A Vila Augusta se inserena bacia hidrográfica do arroio Feijó, numa área de confluência de quatrocanais fluviais que drenam, a montante da Vila, importantes centros urbanosde Viamão. Comumente a Vila Augusta é afetada por inundações, as quais,progressivamente mais intensas, promovem perdas materiais, danos à saúdepública e riscos à vida da população. O caráter geográfico desta pesquisa, naestruturação da análise ambiental urbana proposta, fundamenta-se poranálises entre processos (regionais e locais) físicos e de ocupação e usos dosolo. A análise dos processos físicos resulta das análises: geológica,geomorfológica, pedológica, hidrológica e climatológica, enquanto a análisedos processos de ocupação e usos do solo resulta das análises: sócio-histórica,das condições de saneamento e dos usos do solo na Vila Augusta, em distintosmarcos temporais. A análise ambiental urbana, neste trabalho, não se querapreendida como um fim, mas como um meio, construída a partir da acepçãodos processos em evidência, de forma relacional, primando peloconhecimento de gêneses, funções e causas ambientais em um espaçoparticular que, articulado a outros, imprime dinâmicas inerentes no tempo.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.