A fronteira agrícola na região centro-oeste brasileira e a integração territorial do país: o papel decisivo da aviação

Autores

  • Fabrício GALLO Universidade Estadual de Campinas/SP

Palavras-chave:

território brasileiro, integração territorial, sistema de transporte aéreo, fronteira agrícola

Resumo

A busca da integração territorial no século XX fez com que a atenção do Estado Brasileiro se voltasse para as regiões Centro-Oeste e Norte. A ausência de vias de penetração fez da aviação o principal elemento de auxílio em tal empreitada, tendo em vista que antes mesmo de existirem estradas já existiam diversos campos de pouso nas regiões, ou seja, a aviação antecedeu a chegada da rodovia. Nas últimas décadas do século XX, a região Centro-Oeste assiste a sua incorporação à lógica produtiva global de commodities agrícolas, especialmente com a produção de soja. No atual mundo corporativo globalizado, a velocidade é um dado essencial. Tal fato gerou a demanda de fluxos cada vez mais velozes, tanto da produção propriamente dita quanto dos agentes responsáveis por essa produção, ou seja, dos fazendeiros e executivos de grandes empresas exportadoras. Cumprindo nova função, o sistema de transporte aéreo flexível é dotado da capacidade de realizar, com maior eficácia, esse transporte empresarial pelas regiões do território nacional, uma vez que a produção propriamente dita e o comando corporativo se dissociaram, dadas as possibilidades técnicas do atual período técnico-científico e informacional.

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Biografia do Autor

Fabrício GALLO, Universidade Estadual de Campinas/SP

Graduado em Geografia (bacharelado em 2003 e licenciatura em 2005), Mestre em Geografia (2006) e Doutor em Geografia pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2011), com estágio de pesquisa na Facultad de Geografía e História da UCM - Universidad Complutense de Madrid - Espanha, onde foi pesquisador visitante entre 2009 e 2010. Na UNICAMP participou do GEOPLAN - Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial, do Instituto de Geociências. Atualmente é Professor Adjunto I na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), lotado no Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território. É docente do curso de graduação em Geografia: Território e Sociedade na América Latina.Tem experiência na área de Geografia (com ênfase em Geografia Humana) atuando especialmente nos seguintes temas: uso do território, renovação das materialidades e integração territorial; Estado e políticas territoriais; difusão seletiva de materialidades; Geografia Regional e planejamento territorial.

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