A cartografia digital para alunos da 5ª série do ensino fundamental com o uso do programa GPS track maker free® como recusro didático-pedagógico

Autores/as

  • Vanessa FANTINI Universidade Aberta do Brasil
  • Sandra Ana BOLFE Universidade Federal de Santa Maria
  • Eduino Rodrigues da COSTA Universidade Federeal de Santa Maria

Palabras clave:

cartografia digital, espaço vivido, ensino de geografia escolar

Resumen

Nos dias atuais, o avanço científico e tecnológico permitiu o surgimento de tecnologias da informação e comunicação (TICs) que está penetrando de maneira irreversível em todos os setores da sociedade moderna. Nesse sentido, ainda são limitadas a aplicação e avaliação das TICs na Educação. No que se refere ao ensino de Geografia Escolar, ressalta-se a importância de experenciar a sua utilização no desenvolvimento de novas metodologias que auxiliem no processo de ensino/aprendizagem. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi aplicar o programa computacional - GPS Track Maker Free® - como recurso didático-pedagógico no ensino de cartografia na construção de uma representação gráfica do espaço de vivência pelos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes, localizada no Bairro Camobi/Santa Maria/RS. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas com duas turmas de 5ª série do Ensino Fundamental, nos anos de 2006 e 2007. Os alunos com o auxílio do Programa GPS Track Maker Free® sobre a imagem de satélite IKONOS II (2004) identificaram e mapearam (em formato digital) formas de uso dos lugares, como a escola, o pátio, a vegetação, as ruas, entre outros. Com isso, buscou-se construir os conceitos de cartografia aliados à prática, isto é, a sua operacionalização pelos alunos. Desta forma, a metodologia desenvolvida foi satisfatória, pois permitiu a interação e familiarização dos alunos com a linguagem cartográfica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa FANTINI, Universidade Aberta do Brasil

Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria e Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação. Tem experiência na área de Ensino de Geografia, Cartografia Digital e Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação.

Sandra Ana BOLFE, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do espaço urbano, transformações e práticas socioespaciais, planejamento urbano/regional e ensino de geografia.

Eduino Rodrigues da COSTA, Universidade Federeal de Santa Maria

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (2006 e 2010 respectivamente). Mestre em Geografia e Geociências/PPGGeo/Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista/UNESP/FCT/Presidente Prudente/SP, sob orientação do Prof. Dr. José Tadeu Garcia Tommaselli. É integrante do GAIA (Grupo de Estudos Interações na Superfície Terrestre, Água e Atmosfera). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: climatologia geográfica, climatologia urbana, conforto térmico e qualidade ambiental.