A cartografia digital para alunos da 5ª série do ensino fundamental com o uso do programa GPS track maker free® como recusro didático-pedagógico
Palabras clave:
cartografia digital, espaço vivido, ensino de geografia escolarResumen
Nos dias atuais, o avanço científico e tecnológico permitiu o surgimento de tecnologias da informação e comunicação (TICs) que está penetrando de maneira irreversível em todos os setores da sociedade moderna. Nesse sentido, ainda são limitadas a aplicação e avaliação das TICs na Educação. No que se refere ao ensino de Geografia Escolar, ressalta-se a importância de experenciar a sua utilização no desenvolvimento de novas metodologias que auxiliem no processo de ensino/aprendizagem. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi aplicar o programa computacional - GPS Track Maker Free® - como recurso didático-pedagógico no ensino de cartografia na construção de uma representação gráfica do espaço de vivência pelos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Professora Margarida Lopes, localizada no Bairro Camobi/Santa Maria/RS. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas com duas turmas de 5ª série do Ensino Fundamental, nos anos de 2006 e 2007. Os alunos com o auxílio do Programa GPS Track Maker Free® sobre a imagem de satélite IKONOS II (2004) identificaram e mapearam (em formato digital) formas de uso dos lugares, como a escola, o pátio, a vegetação, as ruas, entre outros. Com isso, buscou-se construir os conceitos de cartografia aliados à prática, isto é, a sua operacionalização pelos alunos. Desta forma, a metodologia desenvolvida foi satisfatória, pois permitiu a interação e familiarização dos alunos com a linguagem cartográfica.Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.