Diagnóstico das condições ambientais decorrentes do processo de urbanização às margens do Arroio das Pedras, município de David Canabarro - RS
Palabras clave:
urbanização, diagnóstico ambiental, degradação ambientalResumen
Este artigo analisa as alterações ambientais decorrentes da urbanização a partir do êxodo rural, em consequência da entrada de lavouras extensivas de soja no município de David Canabarro, Estado do Rio Grande do Sul. Para tal, é apresentado um diagnóstico das condições ambientais do espaço urbano às margens do Arroio das Pedras, localizado neste município, analisando as repercussões do processo de degradação junto à comunidade urbana. Os objetivos contemplam aspectos como: identificar os principais impactos ambientais existentes no local e descrever as reais condições de saneamento básico da população ribeirinha. No que diz respeito à realização deste estudo, fez-se necessário conhecer os mais importantes elementos e os indicadores das condições ambientais. No levantamento dessas informações, foram usados registros fotográficos, observações a campo e levantamentos socioeconômicos, com a finalidade de ilustrar a evolução do espaço urbano do município desde sua emancipação. A análise dos dados levantados na pesquisa mostrou a grande degradação ambiental decorrente dos processos de urbanização às margens do arroio.Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.