Diagnóstico das condições ambientais decorrentes do processo de urbanização às margens do Arroio das Pedras, município de David Canabarro - RS

Autores

  • Gilso FANTON Universidade de Passo Fundo
  • Alcindo NECKEL Universidade de Passo Fundo
  • Daltro BONATTO Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

urbanização, diagnóstico ambiental, degradação ambiental

Resumo

Este artigo analisa as alterações ambientais decorrentes da urbanização a partir do êxodo rural, em consequência da entrada de lavouras extensivas de soja no município de David Canabarro, Estado do Rio Grande do Sul. Para tal, é apresentado um diagnóstico das condições ambientais do espaço urbano às margens do Arroio das Pedras, localizado neste município, analisando as repercussões do processo de degradação junto à comunidade urbana. Os objetivos contemplam aspectos como: identificar os principais impactos ambientais existentes no local e descrever as reais condições de saneamento básico da população ribeirinha. No que diz respeito à realização deste estudo, fez-se necessário conhecer os mais importantes elementos e os indicadores das condições ambientais. No levantamento dessas informações, foram usados registros fotográficos, observações a campo e levantamentos socioeconômicos, com a finalidade de ilustrar a evolução do espaço urbano do município desde sua emancipação. A análise dos dados levantados na pesquisa mostrou a grande degradação ambiental decorrente dos processos de urbanização às margens do arroio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilso FANTON, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Geografia LP/B pela Universidade de Passo Fundo (2007). Atuou como bolsista CNPq e FUNCAMP em atividades de pesquisa vinculadas ao Projeto "Sistema de zoneamento à transferência de soluções tecnológicas para o agronegócio de cereais de inverno no Brasil", sob a orientação do prof. Dr Gilberto Rocca Cunha. Tem seu trabalho de conclusão de curso na área "Relação sociedade natureza e impactos ambientais". Atualmente é extencionista da EMATER/RS/ASCAR, lotado no município de Casca Rio Grande do Sul.

Alcindo NECKEL, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Geografia (LP/B) pela Universidade de Passo Fundo (2007), Mestrado em Engenharia, com a Área de Concentração: Infraestrutura e Meio Ambiente, pela Universidade de Passo Fundo (2010), Graduação em Gestão Ambiental pela Faculdade Portal das Missões (2012). Atualmente é Doutorando no Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRGS, na linha de pesquisa: Análise Ambiental. Trabalha como Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão e na Universidade de Passo Fundo/RS, onde integra projetos de Extensão sobre Comitês de Bacias Hidrográficas e recuperações de áreas degradadas. Tem experiência na área ambiental, com ênfase em Gerenciamento, Desenvolvimento Sustentável, Valoração Ambiental, Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, geomorfologia, Rotulagem Ambiental, Gerenciamento de Recursos Hídricos, Poluição Atmosférica, Uso e Conservação do Solo, Geoprocessamento e Georreferenciamento, conforme suas atribuições no CREA - 155261. Contato: alcindoneckel@yahoo.com.br

Daltro BONATTO, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1982), graduação em Geografia pela Universidade de Passo Fundo(1988), especialização em Especialização em Ensino de Geociências - Superior pela Universidade Estadual de Campinas(1985), especialização em Metodologia do Ensino de Geografia pela Universidade de Passo Fundo(1992) e mestrado em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2002). Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo, Técnico da Sub Solo Poços Artesianos e Técnico da Br Poços Artesianos. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física.

Downloads