Recuperação ambiental da área verde urbana degradada - loteamento cidade universitária - Passo Fundo - RS
Palavras-chave:
urbanização, degradação ambiental, preservação ambiental, solos urbanosResumo
O conhecimento geográfico de áreas urbanas está ligado às questões ambientais e de qualidade de vida da população. O manejo adequado de áreas verdes urbanas é fundamental nesse contexto, mesmo que a iniciativa não parta do setor público. O presente estudo visou a apresentar e dicutir a estratégia adotada pela comunidade do Loteamento Cidade Universitária (LCU), Bairro Petrópolis, em Passo Fundo, RS, na recuperação e trasformação em parque da sua área verde degradada. Após a mobilização da comunidade, por meio da associação de moradores, junto ao setor público municipal, um plano de ação foi proposto, tendo sido composto de a) levantamento de informações acerca da percepção de meio ambiente por parte dos moradores e bibliográficas acerca das leis ambientais e do manejo adequado de áreas urbanas; b) levantamento de parâmetros da qualidade dos recursos naturais (solo e água) existentes e c) implementação de ações no sentido de recuperá-los. Assim, entre 2005 e 2007, a área passou a sustentar uma maior diversidade vegetal nativa, com indícios de melhorias do solo e da paisagem. A comunidade exerceu a cidadania no processo de recuperação, percebendo na área uma opção de qualidade de vida contígua à sua habitação.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.