Recuperação ambiental da área verde urbana degradada - loteamento cidade universitária - Passo Fundo - RS

Autores

  • Alcindo NECKEL Universidade de Passo Fundo
  • Gilso FANTON Universidade de Passo Fundo
  • Edson Campanhola BORTOLUZZI Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

urbanização, degradação ambiental, preservação ambiental, solos urbanos

Resumo

O conhecimento geográfico de áreas urbanas está ligado às questões ambientais e de qualidade de vida da população. O manejo adequado de áreas verdes urbanas é fundamental nesse contexto, mesmo que a iniciativa não parta do setor público. O presente estudo visou a apresentar e dicutir a estratégia adotada pela comunidade do Loteamento Cidade Universitária (LCU), Bairro Petrópolis, em Passo Fundo, RS, na recuperação e trasformação em parque da sua área verde degradada. Após a mobilização da comunidade, por meio da associação de moradores, junto ao setor público municipal, um plano de ação foi proposto, tendo sido composto de a) levantamento de informações acerca da percepção de meio ambiente por parte dos moradores e bibliográficas acerca das leis ambientais e do manejo adequado de áreas urbanas; b) levantamento de parâmetros da qualidade dos recursos naturais (solo e água) existentes e c) implementação de ações no sentido de recuperá-los. Assim, entre 2005 e 2007, a área passou a sustentar uma maior diversidade vegetal nativa, com indícios de melhorias do solo e da paisagem. A comunidade exerceu a cidadania no processo de recuperação, percebendo na área uma opção de qualidade de vida contígua à sua habitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcindo NECKEL, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Geografia (LP/B) pela Universidade de Passo Fundo (2007), Mestrado em Engenharia, com a Área de Concentração: Infraestrutura e Meio Ambiente, pela Universidade de Passo Fundo (2010), Graduação em Gestão Ambiental pela Faculdade Portal das Missões (2012). Atualmente é Doutorando no Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRGS, na linha de pesquisa: Análise Ambiental. Trabalha como Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão e na Universidade de Passo Fundo/RS, onde integra projetos de Extensão sobre Comitês de Bacias Hidrográficas e recuperações de áreas degradadas. Tem experiência na área ambiental, com ênfase em Gerenciamento, Desenvolvimento Sustentável, Valoração Ambiental, Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, geomorfologia, Rotulagem Ambiental, Gerenciamento de Recursos Hídricos, Poluição Atmosférica, Uso e Conservação do Solo, Geoprocessamento e Georreferenciamento, conforme suas atribuições no CREA - 155261. Contato: alcindoneckel@yahoo.com.br

Gilso FANTON, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Geografia LP/B pela Universidade de Passo Fundo (2007). Atuou como bolsista CNPq e FUNCAMP em atividades de pesquisa vinculadas ao Projeto "Sistema de zoneamento à transferência de soluções tecnológicas para o agronegócio de cereais de inverno no Brasil", sob a orientação do prof. Dr Gilberto Rocca Cunha. Tem seu trabalho de conclusão de curso na área "Relação sociedade natureza e impactos ambientais". Atualmente é extencionista da EMATER/RS/ASCAR, lotado no município de Casca Rio Grande do Sul.

Edson Campanhola BORTOLUZZI, Universidade de Passo Fundo

Tenho origem rural do interior de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Cursei o técnico em Agropecuária na UFSM, e também Agronomia, graduei-me em 1996; já o Mestrado foi em Biodinâmica do Solo com ênfase em conservação de solo. Meu doutoramento, realizado na França de 2000 a 2003, foi em Ciência do Solo pelo INAPG - Institut National Agronomique Paris Grignon/INRA-Institut National de la Recherche Agronomique sobre o tema mineralogia de solos, sob orientação do Dr. Daniel Tessier. Ao retornar ao Brasil fui bolsista recém doutor do CNPq na UFSM por um ano, no projeto caracterização quali-quantitativa de sedimentos em microbacia hidrográfica. Em 2006, tive oportunidade de ingressar como Servidor Público Federal, no entanto, por motivos pessoais ingressei como professor-pesquisador da Fundação Universidade de Passo Fundo a qual sou membro de seu conselho diretor (mandato 2009-2013); trata-se de uma universidade comunitária do norte do Rio Grande do Sul, com cerca de 17.000 discentes distribuídos em 56 cursos de graduação, mestrado e doutorado. Lá ministro disciplinas de solos na graduação e pós-graduação. Participo em três grupos de pesquisa, sendo o Lider no de mineralogia de solos e sedimentos. Foco meus estudos nos constituintes de solos e suas propriedades fisico-químicas, as alterações provocadas pelo uso e manejo do solo, bem como as consequências ambientais disto. Publiquei em periódicos, tais como European Journal of Soil Science, Journal of Soil and Sediments, Clay Minerals e Revista Brasileira de Ciência do Solo. Atuo como ad hoc em inúmeras revistas científicas internacionais e desde 2006 como Editor Assistente da RBCS. Oriento alunos de iniciação científica e mestrado no programa de pós-graduação em agronomia da UPF e co-oriento em outro programa. Por fim, sou alguém que trabalho facilmente em equipe, principalmente às interdisciplinares. Primo por valores como ética, lealdade e disposição para o trabalho.

Downloads