O processo de urbanização das cidades locais e a relação cidade-campo: o local e o global a partir de um estudo de caso.

Autores

  • Vitor Angelo Villar BARRETO Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiz Fernando Mazzini FONTOURA Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

cidade-campo, urbanização, cidades locais, Dom Pedrito, globalização

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a relação cidade-campo a partir de um estudo de caso, cujo objeto é uma cidade local do Pampa gaúcho: Dom Pedrito. Apresenta dados históricos das transformações do campo no Brasil, sublinhando como esse processo definiu especificidades da urbanização das cidades locais. Com base no estudo de caso, é possível identificar algumas peculiaridades entre a forma como se deu a expansão da urbanização nas metrópoles e nas cidades locais. Enquanto nas metrópoles e grandes cidades o espaço é apropriado pelo capital na sua totalidade, nas cidades locais há um descolamento entre o espaço de realização do capital e o espaço urbano, já que o interesse do capital se sobrepõe principalmente ao campo e sua produção agrícola. É possível entender, dessa forma, que tanto a concentração de riqueza no campo e a promoção de nichos de pobreza nas cidades são fenômenos relacionados ao modelo de produção adotado no campo. Conclui-se que a lógica de produção e reprodução desiguais de riqueza entre o campo e a cidade é um aspecto da atual fase do capitalismo e da dialética espacial entre o local e o global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Angelo Villar BARRETO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul , na linha de Análise Territorial, com ênfase na relação cidade-campo e no desenvolvimento regional. Possui graduação em Ciências Sociais - Bacharelado (2005) e Licenciatura (2007), pela UFRGS. Tem experiência na área de Geografia; Sociologia; Metodologia de Pesquisa, Ensino de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia humana e econômica, sociologia urbana, relação cidade-campo, desenvolvimento, rural-urbano, cidade, espaço público.

Luiz Fernando Mazzini FONTOURA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, geografia rural, pecuária, agricultura e regionalização.

Downloads