A piscicultura na dinâmica socioeconômica do município de Agudo – RS .
Palavras-chave:
Piscicultura, aquicultura, geografia, ambiente, AgudoResumo
O presente trabalho apresenta a caracterização e análise do setor da aqüicultura, no município de Agudo–RS. O objetivo geral deste estudo consistiu em caracterizar a aqüicultura, em especial a piscicultura no município, a partir das contribuições da ciência geográfica. Foram realizadas investigações que abordassem os agentes produtivos, os circuitos econômicos e a questão ambiental, envolvendo o cultivo de peixes. Pode-se perceber que a aqüicultura não é a principal fonte de renda da maioria das propriedades, sendo realizada para aquisição de renda extra, normalmente praticada por fumicultores. Verifica-se que a piscicultura exerce uma função social e econômica para uma parcela da população e apresenta uma grande relação com o meio ambiente e os recursos hídricos, podendo ampliar sua participação no conjunto da produção primária do município.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.