Geografia e educação ambiental: reflexões a partir das concepções e práticas dos professores da rede estadual de Dourados (MS).

Autores

  • Flaviana Gasparotti NUNES Universidade Federal da Grande Dourados
  • Solange Rodrigues da SILVA Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Geografia, sociedade, natureza

Resumo

Tendo em vista problemática atual que envolve o meio ambiente e seu processo de degradação, a Educação Ambiental adquiriu grande destaque como possibilidade de diminuir ou amenizar tal processo por meio de pressupostos e ações educativas. Em levantamentos realizados nas escolas estaduais e municipais de Dourados (MS) verificamos que grande parte das atividades relativas à Educação Ambiental é desenvolvida por professores de Geografia. A partir desta constatação, realizamos uma pesquisa junto aos professores de Geografia do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino do município com o objetivo de identificar e analisar as concepções e práticas de Educação Ambiental desenvolvidas por esses professores. Com base nas informações obtidas junto aos professores foi possível constatar que a maioria das atividades descritas acaba por restringir-se a uma concepção tradicional e conservacionista, na qual prevalece a idéia da preservação ou da conservação da natureza e que desconsidera a grande complexidade que envolve os problemas ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flaviana Gasparotti NUNES, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado (2000), Doutorado (2004) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados. Coordena a área de Geografia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/UFGD. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento geográfico, epistemologia e ensino de geografia.

Solange Rodrigues da SILVA, Universidade Federal da Grande Dourados

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente no seguinte tema: educação ambiental; escolas indígenas; Dourados- MS.

Downloads

Publicado

2013-02-26