Democratizando o espaço e o poder: participação popular e espaço político nas cidades-gêmeas de Santana do Livramento-Rivera

Autores

  • Rafael ZILIO Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

participação popular, espaço urbano, cidades-gêmeas, democracia participativa

Resumo

Este artigo consiste em apresentar algumas reflexões em torno dos limites e das possibilidades de um planejamento e uma gestão territorial urbana embasada em uma democracia de alta intensidade. Nos baseamos nas idéias do geógrafo Marcelo Lopes de Souza para dialogar a respeito da necessidade de uma democracia direta no planejamento e gestão urbanos, e nas idéias do sociólogo Boaventura de Souza Santos para analisar as contradições entre a democracia hegemônica – liberal e representativa – e a democracia participativa, de alta intensidade. Como estudo de caso, analisamos a construção do Plano Diretor Participativo de Santana do Livramento, no Brasil, e o processo de Orçamento Participativo de Rivera, no Uruguai, sob uma perspectiva de integração de políticas de participação popular. Por fim, estabelecemos relações entre esses casos e a fratura política no espaço urbano das cidades-gêmeas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael ZILIO, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Geografia (2012) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciado (2008) e Bacharel (2009) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de Geografia, com ênfase nos seguintes temas: Geografia Política e Urbana; planejamento e gestão do espaço; ativismos sociais e espaço urbano.

Downloads