Sobre fronteiras urbanas e valorização imobiliária: reflexões em torno da produção capitalista do espaço na metrópole gaúcha

Autores

  • Daniel SANFELICI Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Fronteiras urbanas, reestruturação urbana, valorização imobiliária, produção capitalista do espaço

Resumo

O artigo pretende desenvolver considerações sobre a potenciação do espaço enquanto elemento da reprodução do capital investido no setor imobiliário. Coloca-se em foco o fato de que a valorização desenfreada do espaço urbano, referendada pela intervenção estatista e acelerada pelos elos que unem a propriedade do solo urbano com o circuito financeiro, produz reordenamentos socioespaciais nas metrópoles que redefinem constantemente a relação entre centralidades e periferias. A recente tendência à valorização de bairros como Passo d‟Areia e Cristo Redentor, em Porto Alegre, é entendida no interior desse molde teórico. Esses processos resultam em uma fragmentação recrudescida do espaço urbano como um dos novos conteúdos da urbanização, além de sugerir, no plano da economia financeirizada, novas formas de rentismo que compensam as insuficiências do processo de acumulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel SANFELICI, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é doutorando em Geografia (Geografia Humana) da Universidade de São Paulo. Realizou estágio de Doutorado no Graduate Center (City University of New York) através do programa Capes/Fulbright. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política do espaço, urbanização, financeirização e neoliberalismo.

Downloads