Porto Alegre: urbanização, sub-habitação e consequências ambientais

Autores

  • Adriano Lima TROLEIS Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Natal
  • Luis Alberto BASSO Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Urbanização, sub-habitações, levantamentos socioeconômicos, problemas ambientais

Resumo

O presente artigo foi construído com o objetivo de caracterizar o processo de urbanização de Porto Alegre e suas consequências ambientais, a partir de 1900 até 2007, com ênfase para os problemas decorrentes do surgimento dos núcleos sub-habitacionais que passaram a ser monitorados a partir de 1950. Para isso, buscou-se identificar, os levantamentos socioeconômicos realizados pelo Departamento Municipal de Habitação, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Secretaria de Planejamento Municipal entre os anos de 1950 e 1998. Tais levantamentos fundamentaram-se na necessidade de atualizar os dados referentes aos núcleos sub-habitacionais, permitindo assim identificar as transformações da cidade, relacionadas à ocupação, de forma desordenada, na tentativa de estabelecer um diagnóstico evolutivo, além de identificar o atual momento de urbanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Lima TROLEIS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Natal

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Geografia, área de concentração Análise Ambiental e Territorial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes. Atua como docente no ensino presencial e no Ead, tendo a função de vice-coordenador do curso de Geografia Ead. Tem experiência e projetos na área de Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: aterro sanitário, poluição hídrica superficial e subterrânea, saúde ambiental e problemas ambientais e sociais urbanos. Também desenvolve pesquisa na área de ensino de Geografia com os temas: construção de recursos didáticos aplicados na educação básica e sua contribuição dentro do processo de aprendizagem dos alunos e uso da plataforma moodle como recurso de aprendizagem.

Luis Alberto BASSO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Ordenação Rural Em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza, Espanha (1989) e doutorado em Geografia Fisica e Ordenação do Territorio Marco C - Universidad de Zaragoza, Espanha (1994). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: bacia hidrográfica, qualidade de águas, aguas superficiais, degradação ambiental e impacto ambiental.

Downloads