Porto Alegre: urbanização, sub-habitação e consequências ambientais
Palavras-chave:
Urbanização, sub-habitações, levantamentos socioeconômicos, problemas ambientaisResumo
O presente artigo foi construído com o objetivo de caracterizar o processo de urbanização de Porto Alegre e suas consequências ambientais, a partir de 1900 até 2007, com ênfase para os problemas decorrentes do surgimento dos núcleos sub-habitacionais que passaram a ser monitorados a partir de 1950. Para isso, buscou-se identificar, os levantamentos socioeconômicos realizados pelo Departamento Municipal de Habitação, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Secretaria de Planejamento Municipal entre os anos de 1950 e 1998. Tais levantamentos fundamentaram-se na necessidade de atualizar os dados referentes aos núcleos sub-habitacionais, permitindo assim identificar as transformações da cidade, relacionadas à ocupação, de forma desordenada, na tentativa de estabelecer um diagnóstico evolutivo, além de identificar o atual momento de urbanização.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.