Ocupação do território e a geopolítica da criação de municípios no período colonial brasileiro

Autores

  • Adilar Antonio CIGOLINI Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Território, compartimentação territorial, divisão do território, criação de municípios, emancipação municipal no Brasil Colonial

Resumo

No Brasil, após a Constituição do ano de 1988, foram criados milhares de novos municípios, fato que chamou a atenção de muitos pesquisadores, que publicaram inúmeros trabalhos para explicar o fenômeno. Entretanto, a criação de municípios ocorreu desde os primórdios da ocupação do território brasileiro, tendo sido a primeira forma de governo instituída, no ano de 1532. O presente trabalho mostra a dinâmica da criação de municípios no período colonial, compreendido entre 1500 e 1822, quando da independência do Brasil.  O objetivo é associar a compartimentação do território em unidades políticas locais com a própria dinâmica de ocupação e formação do território nacional, ressaltando o papel que os municípios tiveram nesse processo. Para tanto se resgata a função do município naquele período, bem como a ordem espacial resultante da criação dessas unidades políticas, que é analisada a luz das estratégias geopolíticas portuguesas para expansão e manutenção da posse do território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilar Antonio CIGOLINI, Universidade Federal do Paraná

Formado em geografia na UFPR ano de 1996. Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela UFSC onde defendeu, no ano de 1999, a dissertaçao de mestrado tendo como tema a criação de municípios no Paraná. Doutor em Geografia no ano, 2009 quando defendeu na UFSC, a tese de doutorado com o tema território e criação de municípios no Brasil. Atualmente é professor do departamento de geografia da UFPR onde desenvolve trabalhos predominantemente na área de geografia Política. Tem experiência na área de educação e atuou como geógrafo técnico em empresas públicas e privadas.

Downloads