Atualizando os sentidos de território e territorialidade
Palavras-chave:
Território, territorialidadeResumo
Um livro de artigos que reúne um clássico internacional consagrado à vanguarda da pesquisa sobre territorialidades no Brasil. Uma coletânea que discute as dimensões territoriais de processos sociais, reunindo cerca de 20 autores em 11 artigos. Um volume que supera a descontinuidade frequentemente encontrada nas coleções de textos e apresenta coerência conceitual. Uma obra em que autores de peso como Leila Dias, Rogério Haesbaert e Robert Sack aparecem ora como referência, ora como colaboradores. Essas são algumas das descrições possíveis para o livro organizado por Leila Christina Dias e Maristela Ferrari. Ele gira, portanto, em torno de dois eixos. As territorialidades humanas são, já na epígrafe, circunscritas como “a tentativa, por indivíduo ou grupo, de afetar, influenciar, ou controlar pessoas, fenômenos e relações, ao delimitar e assegurar seu controle sobre certa área geográfica”, citação do capítulo inicial do livro Human territoriality, its theory and history.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.