Desenvolvimento regional: a navegação interior no Rio Grande do Sul e a visão heteronômica do Estado nação
Keywords:
Técnica, container, hidrovia, especificidade, heteronomiaAbstract
Pretende-se neste artigo expor as redes técnicas, os nós portuários e o sistema hidroviário específico do Estado do Rio Grande do Sul, referenciando de forma breve a história da técnica e a relação entre ciência e espaço geográfico com a importância da navegação interior, bem como o papel do container como potencializador das vantagens competitivas e dos ganhos de escala já presentes no transporte hidroviário, para assim demonstrar com a utilização da multimodalidade, atrelada ao aparato tecnológico e aos interesses do Estado no equilíbrio da matriz de transportes – pensados e formulados enquanto Estado-nação através de políticas integradoras –, com certeza, poderão produzir crescimento econômico e desenvolvimento social a nível regionalDownloads
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.