O Google Earth como instrumento de atualização da rede hidrográfica para fins de planejamento territorial na zona sul do Rio Grande do Sul

Autores

  • Rosani Sola BOBADILHO Universidade Federal do Rio Grande
  • Priscila da Silva TEIXEIRA Universidade Federal do Rio Grande
  • Carlos Roney Armanini TAGLIANI Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Google Earth, rede hidrográfica, planejamento territorial, zona sul do Rio Grande do Sul

Resumo

A vetorização e atualização da rede hidrográfica dos municípios da zona sul do Estado faz parte do projeto de Zoneamento Ecológico-Econômico, voltado àqueles municípios, o qual define áreas prioritárias para investimentos e/ ou expansão urbana levando em consideração aspectos ecológicos, como áreas de proteção ambiental. Tal procedimento foi realizado pela equipe do Grupo de Pesquisa “Gestão Ambiental em Zonas Costeiras”, associado ao Laboratório de Oceanografia Geológica (LOG), do Instituto de Oceanografia, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosani Sola BOBADILHO, Universidade Federal do Rio Grande

É formada em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). No momento, faz especialização em Ecologia Aquática Costeira e mestrado em Gerenciamento Costeiro na mesma instituição, além de integrar o grupo de pesquisas "Gestão Ambiental em Zonas Costeiras" (GAZC), ligado ao Laboratório de Oceanografia Geológica (LOG - IO). Tem interesse por estudos de ambientes fluviais e planejamento e gestão ambiental em bacias hidrográficas urbanas costeiras.

Priscila da Silva TEIXEIRA, Universidade Federal do Rio Grande

Geógrafa e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Técnica em Geoprocessamento pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande. Integrante do grupo de pesquisas "Gestão Ambiental em Zonas Costeiras" (GAZC), ligado ao Laboratório de Oceanografia Geológica (LOG - IO). Atua como professora de Geografia.

Carlos Roney Armanini TAGLIANI, Universidade Federal do Rio Grande

Carlos Roney Armanini Tagliani concluiu o doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2002. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande. Na graduação leciona disciplinas básicas da área geológica e na pós-graduação, disciplinas de gerenciamento costeiro e ferramentas SIG. Através de projetos de pesquisa, extensão e/ou consultoria, colabora com as prefeituras municipais na condução de suas demandas ambientais. Faz parte também do Programa Train-Sea-Coast Brasil onde atua como preparador de curso e instrutor do programa para capacitação de recursos humanos em gerenciamento costeiro. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Em suas atividades profissionais interagiu com 52 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Gerenciamento Costeiro, Sistema de Informações Geográficas, Geomorfologia Costeira, Recursos Minerais, Zona Costeira, Cartografia Geoambiental.

Downloads

Edição

Seção

Notas e Resenhas