Ocorrência de movimentos de massa na bacia hidrográfica do rio Paranhana - RS

Authors

  • Eduardo Samuel RIFFEL Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Laurindo Antonio GUASSELLI Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Keywords:

movimentos de massa, suscetibilidade, sensoriamento remoto, geoprocessamento, mapeamento

Abstract

A bacia do rio Paranhana é constante cenário de desastres naturais. Em períodos de eventos pluviométricos extremos são comuns as ocorrências de inundações e movimentos de massa. Visando contribuir para o entendimento desse cenário foram feitas expedições de campo na região, e coletados pontos com um GPS topográfico das ocorrências de movimentos de massa. Busca-se identificar padrões nas ocorrências de movimentos de massa, utilizando técnicas de geoprocessamento e imagens de satélite. Posteriormente, será analisada a ocupação da população nas áreas de risco, o número de ocorrências e quais ações mitigadoras estão sendo realizadas pelos municípios e pela Defesa Civil. Como produto final será elaborado um mapa de áreas suscetíveis a movimentos de massa, e de áreas de perigo com populações em risco.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eduardo Samuel RIFFEL, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formado em Geografia Bacharelado pela UFSM. Mestre em Geografia pela UFRGS na linha de análise ambiental, com a temática de movimentos de massa e sensoriamento remoto, sob a orientação do Prof. Dr. Laurindo Antonio Guasselli. Durante a graduação foi bolsista CNPq de iniciação científica, monitor voluntário da disciplina de Hidrogeografia e estagiário do CRS-INPE núcleo de Geodesastres-Sul trabalhando com mapeamento do uso e ocupação do solo a partir de imagens de satélite. Também desenvolveu trabalhos relacionados a Hidrogeologia e Hidrologia sob a orientação do Prof. Dr. José Luiz Silvério da Silva no Laboratório de Hidrogeologia (LABHIDROGEO/UFSM). Atualmente, trabalha na 1ª Divisão de Levantamento do Exército, vinculado ao projeto Radiografia da Amazônia, onde são confeccionadas cartas topográficas e cartas orto-imagem da Amazônia Lega

Laurindo Antonio GUASSELLI, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel e Licenciado em Geografia, Mestre em Sensoriamento Remoto e Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Adjunto do Dep. de Geografia e professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos temas sensoriamento remoto e geoprocessamento no estudo e mapeamento de áreas úmidas: banhados, lagoas, áreas de inundação.