Transformação espacial por meio da agroecologia x diversificação: agricultura, comércio, agroindústria e turismo
Keywords:
Espaço geográfico, Espaço rural, Arranjos espaciais, Modos de vidaAbstract
O espaço rural vem apresentando uma série de mudanças reveladas, através dos arranjos espaciais e dos modos de vida. Com o objetivo de refletir sobre essas mudanças, foi analisado, nesta pesquisa, a agricultura, o comércio, a agroindústria e o turismo numa interface com as formas organizativas adotadas pelos agricultores no intuito de manter a sua subsistência e agregar renda aos seus produtos e serviços, consoante com os princípios de sustentabilidade. O caminho metodológico, que compreende a análise dos arranjos espaciais e dos modos de vida, toma como fundamento teórico o espaço geográfico, entendido como a expressão das formas de organização social que foram estabelecidas no período histórico – 1997 a 2009 – e que traduzem os conflitos que se dão na apropriação deste espaço social. Pela complexidade inerente aos arranjos espaciais, considera-se nessa construção a compreensão das práticas sociais na interação dialética estabelecida na reprodução do espaço geográfico. Aplica-se a análise de conteúdo como recurso metodológico, à entrevista serviu como referência, e as informações reveladas pelos entrevistados se constituíram como subsídio para a análise das interações entre a sociedade e a natureza.Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.