Os esportes e o futebol no espaço urbano
Palavras-chave:
Geografia, Futebol, Paisagem, Espaço urbanoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as relações entre futebol e espaço urbano na construção de paisagens, tomando como referência Porto Alegre, RS. Esta intenção permite evidenciar como os esportes são elementos presentes no cotidiano das cidades, como eles transformam e geram novos marcadores sociais e econômicos. Os esportes geram elementos na paisagem urbana, e que movimentam pessoas e grandes quantias financeiras. Os eventos esportivos apresentam-se como transformadores do espaço urbano. O futebol movimenta a cidade com os jogos profissionais no estádio ou com a prática informal nas ruas gerando paisagens mais efêmeras. Este estudo tem como moldura teórica a Geografia Cultural, utilizando como ferramenta de análise o conceito de paisagem. As análises indicam a ocorrência de simbolismos para além dos locais onde ocorrem as práticas esportivas na construção das paisagens. Também o simbolismo é trazido para gerar outros usos do futebol. Tudo isto vem colocando em disputa o espaço urbano, como os empreendimentos imobiliários, os quais se utilizam da prática esportiva para atraírem a atenção de clientes. Constata-se que a relação entre os esportes, com destaque para o futebol e a Geografia, são próximas ao possibilitar análises de suas paisagens presentes no espaço urbano, que vai sendo reorganizado, transformado.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.