Automóvel versus bicicleta: disparidade na sociedade de consumo
Keywords:
Consumo, Automóvel, BicicletaAbstract
O artigo tem como objetivo principal analisar o papel que hoje desempenha a bicicleta e o automóvel na sociedade de consumo, visto que estes dois meios de transporte recebem tratamentos desiguais no espaço urbano no Brasil. Tais desigualdades variam desde a oferta de infraestruturas para seus deslocamentos a privilégios ou desmerecimento dentro da hierarquia social. O artigo faz um resgate histórico da introdução do automóvel e da bicicleta no país, assim como uma análise a partir dos conceitos e processos de fendidos por Henri Lefèbvre quanto à mobilidade urbana e o uso do automóvel na sociedade de consumo. Identifica-se também as disparidades engendradas ao espaço por esses dois meios de transportes e que são legitimadas através do Estado e dos detentores do capital.Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.