A pesquisa como princípio científico e educativo: na EJA de florianópolis

Autores/as

  • Eliane MELARA Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rachel Pantalena LEAL Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

EJA, Pesquisa, Sujeitos de EJA

Resumen

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Florianópolis temos a pesquisa como princípio educativo, a qual parte de um questionamento reconstrutivo, vinculado aos interesses e experiências dos educandos. Nesta perspectiva, o objetivo desse artigo é enfatizar a importância da pesquisa como proposta pedagógica na modalidade de ensino EJA, bem como caracterizar a EJA de Florianópolis, destacando suas particularidades. Para construção deste texto fizemos uso de leituras sobre o histórico da EJA no Brasil e em Florianópolis; suas características e, buscamos bibliografias que abordam a pesquisa como princípio educativo; com destaque para os autores Pedro Demo e Paulo Freire, além de contar com nossas próprias experiências como professoras da EJA. A partir de 2001 a EJA de Florianópolis adotou a pesquisa como princípio educativo, caracterizando-se pela não seriação e pela interdisciplinaridade. Os alunos são pesquisadores e os professores trabalham como orientadores. Buscamos com as pesquisas desenvolver nos educandos a habilidade da escrita e leitura, a capacidade de analisar, criticar, propor e contrapor, a fim de que se torne um cidadão que participe da sociedade de forma ativa, criativa e crítica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliane MELARA, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRJ, atuando principalmente nos temas relacionados a Geografia Urbana e a Violência.

Rachel Pantalena LEAL, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-graduanda nível Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diverisidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Bolsista IC - CNPq) e Graduanda em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de Literatura, Teatro e Ensino. (Texto informado pelo autor)