A brincadeira, a educação ambiental e a geografia: conexões e reflexões a partir da interação universidade-escola

Autores

  • Bruna Camila DOTTO Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcelo BÊZ Universidade Federal de Santa Maria
  • Samanta Diuli ALTERMANN Universidade Federal de Santa Maria
  • Eduardo Schiavone CARDOSO Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação ambiental, Geografia, Atividades lúdicas, Problemas socioambientais, Escola e comunidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar algumas práticas e resultados do projeto “OFICINA TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS”, no qual o objetivo foi promover discussões a respeito dos problemas socioambientais locais e realizar atividades lúdicas que estimulassem as crianças a pensarem em possíveis soluções para estas questões. Buscou-se durante os anos trabalhados valorizar os saberes, os sentimentos e as experiências dos educandos para com a sua realidade, interrelacionando escola e comunidade na abordagem das questões socioambientais deste espaço. Procurou-se utilizar a ludicidade como uma ferramenta que mobiliza e instiga as crianças para refletir e trabalhar questões referentes ao seu espaço próximo, sensibilizando e mobilizando os educandos para as problemáticas locais que antes passavam despercebidas. Foca-se este estudo nas atividades desenvolvidas na Escola Celina de Moraes, durante o ano de 2010, onde os resultados puderam ser observados não apenas em sala de aula, mas também na comunidade através do despertar e do zelo para com o lugar e para com as pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Camila DOTTO, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada no Curso de Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Pós Graduanda do curso de Educação Ambiental a distância da Universidade Federal de Santa Maria, Pólo Faxinal do Soturno

Marcelo BÊZ, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente é mestrando do curso de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, formado em Geografia - Bacharelado e Geografia - Licenciatura pela UFSM. Também é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES - e tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Educação Ambiental. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação e Território - GPET - junto ao Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), vinculado ao CNPq; do Grupo de Pesquisa de Educação Geográfica na Perspectiva Socioambiental - EDUGEOS - junto ao Centro de Educação; do Programa de Extensão em Educação Socioambiental junto ao Centro de Ciências Rurais - CCR - da UFSM; e da Rede Municipal de Educadores Ambientais - REMEA - que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria e da Universidade Federal de Santa Maria.

Samanta Diuli ALTERMANN, Universidade Federal de Santa Maria

Formada em Tecnico Agropecuária pelo Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Graduanda do Curso de Geografia Licenciatura Plena da Uiversidade Federal de Santa Maria.

Eduardo Schiavone CARDOSO, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade de São Paulo(1989), graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade de São Paulo(1991), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo(1996), doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo(2001) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2010). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas:Pesca Artesanal, Pescadores, Natureza, Território.

Downloads