Reflexões sobre a política pública de habitação: do banco nacional de habitação ao Programa habitacional Minha casa, Minha vida

Autores/as

  • Viviane Florindo BORGES Universidade Federal do Pampa

Palabras clave:

política habitacional, desenvolvimento urbano, Programa Minha Casa, Minha Vida, direito à cidade.

Resumen

Este trabalho pretende refletir sobre a proposta de política habitacional instituída pelo Governo Federal em 2009 com a implantação do Programa Minha Casa, Minha Vida. Tomando como referência a perspectiva histórica da política habitacional no Brasil, e a crescente inserção do espaço urbano nas estratégias de acumulação do capital. Destacamos as consequências deste processo na produção e configuração do espaço urbano, na medida em que a cidade se torna um grande negócio para o capital, as leis de mercado passam a ditar as regras do ordenamento e da configuração sócioespacial, com efeitos devastadores para boa parte da população.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviane Florindo BORGES, Universidade Federal do Pampa

Assistente Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (2005). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2011). Atualmente docente do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Com experiência profissional na área de Serviço Social atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social, política habitacional, planejamento urbano e proteção social.

Publicado

2013-05-08