O TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NO ENSINO BÁSICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO “POLÍTICAS PÚBLICAS, DIMENSÕES RACIAL E DE GÊNERO NA ORGANIZAÇÃO INTERNA DAS CIDADES E NA CIDADANIA: ESTUDOS DE CASO NO VALE DO PARAÍBA - RJ”
Abstract
Este projeto surgiu em 2019 a partir da demanda de estudantes que buscavam entender a lógica de urbanização que reproduz padrões de racismo ambiental urbano na cidade em que moravam: Volta Redonda. Para contemplar seus interesses analíticos, a pesquisa se organizava em 2 eixos: i) a análise das desigualdades do espaço urbano no que diz respeito à provisão de infraestruturas básicas e qualidade ambiental; ii) a análise da distribuição espacial da população observando as classes sociais e a questão racial. Intencionava-se avaliar as condições de direito à cidade por distintos segmentos sociais a partir da análise da qualidade ambiental e do acesso aos serviços e equipamentos públicos urbanos. Recentemente, para atender às demandas de estudantes que ingressaram na pesquisa, foi acrescentada a dimensão de gênero nos estudos - qualificando ainda mais a compreensão da distribuição espacial da população nas cidades e o acesso aos serviços e equipamentos públicos urbanos. O estudo também passou a abranger os municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende e Valença. Este relato é um exemplo do potencial e dos desafios de uma proposta educacional relativamente recente e extremamente significativa no Brasil: o tripé ensino-pesquisa-extensão no Ensino Básico.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.