COMPREENSÃO DE UNIVERSITÁRIOS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO EM ERECHIM (RS)

Autores

Resumo

As mudanças do clima (MC) mostram-se como um dos desafios mais significativos e complexos da atualidade. A pesquisa tem por objetivo compreender as percepções sobre mudanças climáticas (PCC) de estudantes universitários, identificando se a área de conhecimento, sexo e local de residência interferem sobre suas percepções. Participaram do estudo 180 estudantes, que frequentavam o último semestre em Instituições de Ensino Superior, no município de Erechim (RS). Os dados primários foram obtidos por meio de um questionário anônimo, online, que foram submetidas a um processo de análise quanti-qualitativa. Como resultados têm-se que os universitários associam, na sua maioria, as MC com a variação do clima do Planeta, geradas principalmente por fatores antrópicos. Reconhecem que as MC impactam os ambientes físicos, a biodiversidade, a saúde e o bem-estar-humano, gerando, também, riscos aos meios de subsistência e à economia. De forma geral, apresentam PCC corretas, identificando consequências das MC para a escala local e identificam estratégias de mitigação, embora a maior fonte de informação seja a internet, o que confere a emergência de se traçar estratégias educativas. A ampliação do conhecimento climático por parte dos universitários, pode contribuir para mudanças de comportamento e para o delineamento de estratégias de enfrentamento às MC.

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Biografia do Autor

Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Possui graduação em Ciências, com licenciatura plena em Química, mestrado em Educação e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais. É professora do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, atuando no Curso de Ciências Biológicas e em cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Ecologia. É membro do Grupo de Pesquisa em Planejamento, Gestão e Educação Ambiental (URI). Desenvolve pesquisas e projetos de extensão voltados à formação de professores na área de Ciências da Natureza e em Percepção e Educação Ambiental.

Andrieli Sadovski Majevski, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduada em Ciências Biológicas. Mestranda em Ecologia, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Carina Petsch, UFSM

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, no período de 05/2018 a 03/2019. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, monitoramento de geleiras, Ensino Polar, Geomorfologia glacial, Sensoriamento Remoto e Cartografia escolar. Atua como pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM, Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

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Publicado

2024-11-25

Edição

Seção

Artigos