HIDROTERRITÓRIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO NORTE DE MINAS GERAIS
Resumen
RESUMEN
Recurso esencial para la vida, el agua desde el punto de vista económico y político puede convertirse en un instrumento de control social, transgrediendo derechos fundamentales. En la práctica, lo que se produce es la restricción del acceso al agua potable para satisfacer las necesidades humanas básicas en favor de usos no prioritarios. Este artículo aborda los hidroterritorios y la (in)seguridad del agua desde la concepción básica de la categoría territorio, que engloba los conflictos derivados de la explotación. Como ejemplo, se presentan datos sobre la perforación de pozos tubulares en el municipio del norte de Juramento, la discusión se apoya en estudios bibliográficos y en la cartografía de los mapas.
Palabras clave: Hidroterritorios; Inseguridad hídrica; Norte de Minas Gerais.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.