INTERNAÇÕES POR DOENÇAS DO APARELHO RESPIRATÓRIO E OS ELEMENTOS CLIMÁTICOS EM ERECHIM, RIO GRANDE DO SUL
Resumen
As mudanças climáticas em âmbito geral podem e influenciam significativamente a saúde humana de maneira direta ou indireta. Os possíveis efeitos da variabilidade dos elementos climáticos, podem ser compreendidos particularmente a partir da sensibilidade a certas enfermidades do aparelho respiratório (pneumonias, bronquites, asmas etc.). Neste sentido, o presente artigo investigou a relação dos elementos climáticos – temperaturas máximas e mínimas, precipitação pluvial e umidade relativa do ar – e os registros de internações por doenças do aparelho respiratório no município de Erechim, no estado do Rio Grande do Sul, em uma localidade caracterizada por um clima subtropical. Por meio da utilização de dados mensais (climáticos e de saúde), foram elaborados gráficos e planilhas, bem como, aplicados testes estatísticos com intuito de correlacionar as variáveis em estudo. Os resultados revelaram que a pneumonia é a principal causa de internação por enfermidades respiratórias - no Brasil, no estado do Rio Grande do Sul e no município de Erechim. O aumento dos casos de doenças respiratórias ocorre principalmente no período de transição entre as estações de outono e inverno. As correlações destacaram as temperaturas como inversamente proporcional e a umidade relativa do ar como proporcional aos registros de caso. As precipitações pluviais não apresentaram correlação com os registros de internações.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.