PANORAMA DAS DOENÇAS DO APARELHO RESPIRATÓRIO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
Internações. Geografia da Saúde. Epidemiologia.Resumo
A transição demográfica e epidemiológica no Brasil tem resultado em um grupo populacional com características específicas e novas problemáticas ligadas à saúde humana. Neste contexto, as doenças do aparelho respiratório (DAR) se destacam, no cenário nacional, como a principal causa de internações. Na pesquisa aqui apresentada, objetivou-se descrever a tendência dos casos de doenças do trato respiratório no estado do Rio Grande do Sul. Desenvolveu-se uma análise dos registros de internações em oito municípios gaúchos, abrangendo todas as regiões intermediárias do estado, a partir de dados provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Buscou-se, ainda, compreender a ocorrência das doenças do aparelho respiratório no estado do Rio Grande do Sul, traçando um perfil das principais enfermidades que acometem os citadinos. Como resultados, os municípios menores possuem as maiores taxas de internações por DAR, o sexo masculino é o mais acometido e a pneumonia se mostra como a principal causa das internações. Nos meses de inverno, ocorrem os maiores registros de internações e a faixa etária que predomina são os idosos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.