MUDANÇAS CLIMÁTICAS: A CONEXÃO ENTRE OS EVENTOS EXTREMOS E O DESLOCAMENTO HUMANO
Keywords:
Mudanças Climáticas, Deslocamento Humano, Migrantes Ambientais.Abstract
A cada ano os estudos relacionados às Mudanças Climáticas ganham mais evidência e importância no âmbito midiático, social e acadêmico. Dentre as inúmeras consequências destas alterações aceleradas e brutais no meio ambiente, temos o aumento de eventos que são considerados extremos, mas que podem se tornar cada vez mais frequentes. Diante disso, é de suma relevância pensar os impactos destes eventos climáticos para a população, principalmente no que se trata do deslocamento humano. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar a análise de um recorte temporal (2016-2020) de dados de anomalias de temperatura e sua relação com os eventos extremos que mais causaram deslocamento de pessoas em cada um destes anos. Com dados advindos de importantes organizações de climatologia, como a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), e de migrações e deslocamento, como Internal Displacement Monitoring Centre (IDMC) e do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), as discussões abordadas ao longo do artigo buscam trazer uma maior visibilidade para esta temática dentro do campo teórico da Geografia.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.