A MOBILIDADE COTIDIANA DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS ENTRE AS CIDADES DE FORQUILHA E SOBRAL, NO CEARÁ
Keywords:
Mobilidade. Educação Superior. Acesso. Forquilha/CE. Sobral/CEAbstract
A pesquisa buscou analisar a mobilidade dos estudantes universitários de Forquilha/CE, compreendendo a mobilidade como elemento importante para o acesso e conclusão do ensino superior dos alunos desse município. De modo específico, buscamos entender quais são os meios de transporte disponíveis para os estudantes do município. Em seguida, buscamos identificar a mobilidade cotidiana dos estudantes, os percursos e percalços vivenciados no trajeto entre os municípios de Forquilha e Sobral. A metodologia da pesquisa primou pela realização do levantamento bibliográfico, documental e estatístico. Foram aplicados questionários com os estudantes universitários cadastrados na entidade associativa - União dos Estudantes Universitários Forquilhenses - UNEF. Devido ao período de pandemia de COVID-19 e respeitando as medidas de distanciamento social, aplicamos este instrumento de pesquisa por meio do envio do formulário eletrônico (Google Forms) no grupo de aplicativo de mensagens (WhatsApp) que reunia os estudantes. Também realizamos entrevistas de modo remoto (via WhatsApp) com egressos que concluíram o ensino superior antes da formação da UNEF. Verificamos, por fim, que a mobilidade constitui um elemento importante para o acesso e conclusão do ensino superior dos estudantes universitários de Forquilha e tem sido pauta na organização e reivindicação dos estudantes junto ao poder público municipal.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.