UMA VIAGEM GEOGRÁFICA AO MUNDO DA LITERATURA BRASILEIRA: ENSAIOS SOBRE UMA “MALETA DE LIVROS”.
Palavras-chave:
Geografia, Literatura, EnsinoResumo
A presente pesquisa buscou inserir a literatura nas aulas de geografia, como um recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, teve como preocupação central, analisar a interação entre geografia e literatura brasileira no ensino de geografia nos finais do Ensino Fundamental e elaborar um referencial de livros da literatura brasileira, via um instrumento didático pedagógico, com os temas que podem ser abordados na aprendizagem de conteúdos geográficos e sugestões de abordagens em sala de aula. Metodologicamente, a pesquisa se organizou a partir da seleção de livros da literatura brasileira e o fichamento de cada obra, destacando a análise geográfica das obras escolhidas. Posteriormente, elaborou-se um referencial de livros da literatura brasileira para ser trabalhado nas aulas de geografia. Esse referencial foi apresentado sob a forma de uma “maleta de livros do professor”, que dividiu-se a partir dos seguintes temas gerais: Ambiente, Afrodescendentes e Indígenas, Desigualdades Sociais, Folclore Brasileiro e Egito (civilizações antigas). Neste texto, são apresentados quatro dos dez livros selecionados para compor a maleta na temática Ambiente: Um dia, Um rio; Entre Rios; Árvores Invisíveis e A Nuvem e o Tatu.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.