VEREADORES (AS) E PARTIDOS POLÍTICOS EM ELEIÇÕES NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA (PR) NO PERÍODO DE 1992 A 2024: CARACTERÍSTICAS GERAIS, DESEMPENHOS E TENDÊNCIAS
Palavras-chave:
Legislativo municipal, Composição da Câmara, Vereadores, Migração partidária, Ponta Grossa.Resumo
O presente artigo mostra uma análise do desempenho e perfil de vereadores (as) e dos partidos políticos em eleições para o legislativo municipal de Ponta Grossa, no Estado do Paraná, entre os anos de 1992 a 2024. O estudo baseou-se na identificação dos (as) candidatos (as) eleitos (as) na cidade, descartando os casos de substituição de candidatos no decorrer do mandato, e em pesquisa sobre o perfil dos (as) eleitos (as) envolvendo gênero, cor, ocupação (profissão), grau de instrução e bens declarados. Também foi avaliado o desempenho dos partidos políticos durante o recorte temporal apresentado, com base na contagem de votos e considerando o impacto da Emenda Constitucional nº 97/2017 (reforma eleitoral de 2017) que impede a concorrência por coligações e estabelece a cláusula de barreira (cláusula de desempenho). Por fim, discute-se sobre as tendências político/ideológicas na composição do legislativo municipal com base no espectro político dos partidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.