TRANSFORMAÇÃO PAISAGÍSTICA NA ZONA COSTEIRA: CONTRIBUIÇÕES DO PLANO DE EXPANSÃO DA CIDADE DE 1958 PARA A URBANIZAÇÃO DO LITORAL NORTE DE SÃO LUÍS
Resumo
Este estudo versa sobre as principais contribuições do Plano de Expansão da Cidade de São Luís de 1958, elaborado pelo engenheiro Ruy Ribeiro de Mesquita e como o referido documento foi importante para a efetivação de alterações paisagísticas ocorridas na zona costeira de São Luís (MA). Assim, temos como objetivo central de pesquisa: analisar os subsídios fornecidos pelo plano de expansão de 1958 para a transformação da paisagem do litoral norte do município. Usa-se como etapas metodológicas: investigação bibliográfica, documental, produção cartográfica e trabalhos de campo. Como resultados, identificou-se que a metamorfose sucedida na área, foi fruto de um anseio de urbanização, afim da implementação de novos usos ao referido setor da urbe, tais como: turístico, de lazer, habitacional, serviços e outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.