TRANSFORMAÇÃO PAISAGÍSTICA NA ZONA COSTEIRA: CONTRIBUIÇÕES DO PLANO DE EXPANSÃO DA CIDADE DE 1958 PARA A URBANIZAÇÃO DO LITORAL NORTE DE SÃO LUÍS

Autores

Resumo

 Este estudo versa sobre as principais contribuições do Plano de Expansão da Cidade de São Luís de 1958, elaborado pelo engenheiro Ruy Ribeiro de Mesquita e como o referido documento foi importante para a efetivação de alterações paisagísticas ocorridas na zona costeira de São Luís (MA). Assim, temos como objetivo central de pesquisa: analisar os subsídios fornecidos pelo plano de expansão de 1958 para a transformação da paisagem do litoral norte do município. Usa-se como etapas metodológicas: investigação bibliográfica, documental, produção cartográfica e trabalhos de campo. Como resultados, identificou-se que a metamorfose sucedida na área, foi fruto de um anseio de urbanização, afim da implementação de novos usos ao referido setor da urbe, tais como: turístico, de lazer, habitacional, serviços e outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Andrade Marques, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2022-06-21

Edição

Seção

Artigos