ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA

Autores

  • Anderson Felipe Leite dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP) http://orcid.org/0000-0002-1947-5175
  • Maria Marta dos Santos Buriti Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Pandemia da Covid-19. Ensino remoto. Contradições socioeconômicas. Geografia.

Resumo

A intensidade e velocidade dos fluxos no atual período de globalização favoreceu a rápida disseminação da Covid-19 nos diferentes países do globo e isso não foi mais grave do que a forma como a pandemia se espacializou em determinados territórios, agudizando contradições socioeconômicas historicamente construídas (e recriadas) e amplificando seus efeitos sobre setores diversos, tal como a educação pública. Neste trabalho, objetiva-se a compreensão dos desafios e possibilidades evidenciados na construção do processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica e no ensino superior diante da implantação do ensino remoto. Para isso, toma-se como referência a realidade apreendida a partir de um estudo, em andamento, desenvolvido com a finalidade de traçar um panorama do ensino remoto no contexto da educação paraibana, em que toma-se por base a colaboração de alunos e professores da rede básica de ensino do estado da Paraíba; e professores e alunos do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I. Os resultados preliminares alcançados dão conta de um cenário desafiador que se agrava na direção da educação básica, onde a implementação do ensino remoto culminou na prevalência de fatores de impacto, a exemplo da inacessibilidade às tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Felipe Leite dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP)

Mestrando em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo 2021/04265-5.

Maria Marta dos Santos Buriti, Universidade Estadual da Paraíba

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Substituta do Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Downloads

Publicado

2021-10-05

Edição

Seção

Artigos