ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Pandemia da Covid-19. Ensino remoto. Contradições socioeconômicas. Geografia.Resumo
A intensidade e velocidade dos fluxos no atual período de globalização favoreceu a rápida disseminação da Covid-19 nos diferentes países do globo e isso não foi mais grave do que a forma como a pandemia se espacializou em determinados territórios, agudizando contradições socioeconômicas historicamente construídas (e recriadas) e amplificando seus efeitos sobre setores diversos, tal como a educação pública. Neste trabalho, objetiva-se a compreensão dos desafios e possibilidades evidenciados na construção do processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica e no ensino superior diante da implantação do ensino remoto. Para isso, toma-se como referência a realidade apreendida a partir de um estudo, em andamento, desenvolvido com a finalidade de traçar um panorama do ensino remoto no contexto da educação paraibana, em que toma-se por base a colaboração de alunos e professores da rede básica de ensino do estado da Paraíba; e professores e alunos do Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I. Os resultados preliminares alcançados dão conta de um cenário desafiador que se agrava na direção da educação básica, onde a implementação do ensino remoto culminou na prevalência de fatores de impacto, a exemplo da inacessibilidade às tecnologias digitais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.