INDICE DE VULNERABILIDADE AO CONTÁGIO DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DA POPULAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE- RS
Palavras-chave:
SIG, poluição atmosférica, vulnerabilidade, problemas de saúde, RMPAResumo
Doenças respiratórias relacionadas a poluição atmosféricas são um dos principais problemas de saúde que envolvem grandes centros urbanos no mundo. Atuam no organismo gerando complicações à saúde conforme se intensifica o acúmulo de poluentes, e o sistema respiratório é afetado mais gravemente. Esse trabalho propõe definir um índice de vulnerabilidade ao contágio de doenças respiratórias na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Utiliza como variáveis pessoas nas faixas etárias de 0 a 9 anos e acima de 60, registro de internações hospitalares por doenças respiratórias, registro de óbitos, número de veículos registrados e registro de indústrias, em escala municipal. Em ambiente SIG, foi aplicado o método de sobreposição ponderada para análise espacial e atribuídos pesos e valores de influência para cada variável. Os resultados mostram que os municípios com maior índice de vulnerabilidade ao contágio de doenças respiratórias foram Arroio dos Ratos, Santo Antônio da Patrulha, Triunfo e São Jerônimo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.