O MAPA “SOLIDARIEDADE E ASSISTÊNCIA SOCIAL”: LITORAL NORTE (RS) - PANDEMIA COVID-19
Palavras-chave:
Mapeamento social, Solidariedade, Assistência Social, Covid-19, Direitos sociaisResumo
A Pandemia da COVID-19 ilumina necessidades históricas das trabalhadoras(es) no país, escancara-se a desigualdade e a precarização da vida. Neste momento, ações populares despem as demandas sociais exigindo a presença do Estado Brasileiro, que imbuído da prática neoliberal, aprofunda uma política de destruição de direitos sociais. O contexto exige que as instituições públicas insurjam contra as determinações políticas deste Governo, e nas universidades, que seja fortalecida a relação entre pesquisa, extensão e ensino, sob uma perspectiva popular. Como força somatória a essas ações, pesquisadoras(es) da UFRGS Litoral produziu um mapa articulado à mobilização de solidariedade promovida por lideranças comunitárias na região. Tais movimentações são importantes: a produção do mapa forjado na prática social; o envolvimento expressivo de estudantes; a problematização da ausência dos dados públicos para a análise social e o debate político sobre as estratégias para o enfrentamento da Pandemia. Reconhecemos que a necessidade do isolamento social tem evidenciado: as condições de vida no Litoral Norte/RS e a urgência da universalização das políticas sociais para a consolidação do Sistema Único de Assistência Social. Este trabalho contribui na efervescência dos mapeamentos que se colocam estrategicamente como representações críticas e ao mesmo tempo como mobilizador das lutas sociais, sem perder de vista o fundamento histórico da miséria no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.